7 funções que a sua máquina fotográfica de família deve ter


Esta semana nasceu o bebé da Telma Fernandes, uma cliente já antiga e também uma das fundadoras da Maternal, Mum & Baby Care. Com muita pena minha não vem até ao estúdio e está

cheia de vontade de tirar fotografias do bebé dela e perguntou-me qual a máquina fotográfica que eu recomendava.

A verdade é que a procura de uma câmara fotográfica pode ser bastante frustrante! Há tantas opções, cada ano saem modelos novos, melhores e mais inovadoras.


Então reuni algumas funções, a ter em atenção na hora de comprar uma máquina para fotografar a família!


1. Disparo rápido

Quando fotografamos crianças um único segundo pode fazer a diferença. Por isso a velocidade do disparador é muito importante.





2. Foco automático

Igualmente importante! Se a criança não estiver focada o disparo não é rápido. Quando carrega no disparador antes do obturador se fechar e abrir, o objeto precisa ser focado.

Se demorar a focar gera um delaye já é tarde demais! O momento acabou!



3. Exposição manual

A melhor máquina fotográfica é inútil, se não souber usá-la corretamente.

Quando comprar, verifique se a câmara não funciona apenas no modo automático e com programas de motivos, mas que a abertura e a velocidade do obturador podem ser controladas manualmente com a abertura automática, abertura automática e modo manual.

Com o modo manual vai puder ser criativo e fotografar aquilo que quer, da maneira como idealiza e não como a câmara quer!

4. Função Burst ou Continuos shoting

Muito importante novamente para crianças que estão em constante movimento! Permite tirar várias fotografias em um curto período de tempo e em rápida sucessão.


5. Cartão de Memória rápido

Quanto mais rápido o cartão, mais rápido ele pode salvar o arquivo e estar pronto para tirar outra foto. 

Caso contrário se fotografar rapidamente ou no modo BURST a camara vai bloquear e parar de disparar por alguns segundos porque fica ocupada a gravar os dados da imagem no cartão de memória. E pode ser muito frustrante!!



6. Pouca luz e boas fotos

Nem sempre existem as melhores condições de iluminação em nossas casas. As câmaras compactas não são ideais, porque tem tendência a ficar com muito ruído, será melhor optar por uma Reflex e uma Mirrorless;


7. A lente certa

A lente é quase tão importante como a camara!!

Normalmente as máquinas trazem uma lente de zoom. No entanto ao fotografar em ambientes fechados com pouca luz, rapidamente vai perceber que esta não é uma boa opção!


Exemplo da Canon EF 50mm f/1.8 STM, podem ver aqui.


Se adquirir uma lente fixa a diferença é enorme, são muito mais leves, são lentes muito luminosas, ou seja, deixam entrar muita luz na câmara ou no sensor da câmara.

Logo pode usar velocidades mais rápidas e a sua criança já não desfoca.

Outro ponto positivo quanto menor o número f-stop mais o fundo fica desfocado. E assim se consegue o BOKEN. Para vídeo também funciona bem, parece uma cena cinematográfica.

Por fim, existem no mercado lentes fixas a muito bom preço.



As fotografias usadas são da Sara quando tinha 7 anos. Antes de as publicar já tenho que lhe pedir opinião e autorização! Mas pelo menos dá para começar a editar as fotos dela!!! ;)

Enquanto isso tiro duvidas a quem precisar!

Beijinhos grandes!

Alexandra

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre mim!